terça-feira, abril 19, 2005

Más notícias de Roma

Hoje o pior dos cenários confirmou-se. A Igreja Católica decidiu substituir um papa já de si bastante conservador por um ultra-conservador.

Quando todo este processo de substituição do papa começou, achei que seria uma boa oportunidade para a Igreja se relançar no século XXI em novas bases, mais ajustadas ao mundo fora dos limites claustrofóbicos do Vaticano. O primeiro passo, pensei eu, seria evitar escolher o Cardeal Ratzinger.

Bom, assim não quis a história. Ou antes, assim não quis o próprio João Paulo II que escolheu a esmagadora maioria dos cardeais que decidiram a sua sucessão. E isso diz muito da verdadeira natureza do pontificado do simpático e debilitado polaco.

E agora vejamos no que isto dá. Boa coisa não será. Alguns bispos portugueses, como o Januário Torgal Não-sei-quê já vieram a público criticar esta escolha. Bom, algo me diz que esses bispos, depois da morte do JP II, já se estavam a preparar para uma igreja que não vai acontecer. Não lhes auguro grande futuro.

E já que este blog é suposto ter alguma relação com a nossa estadia aqui na Kalifornia, faço um comentário adicional. Quando estava em Portugal, sempre achei que a importância dada à Igreja católica em geral e ao papa em particular era uma coisa mto local, resultante do simples facto de "sermos" (tristemente) tão avassaladoramente católicos. Bom, recentemente aprendi que os largamente protestantes americanos também respeitam enormemente o líder supremo da Igreja Católica. Confesso que não percebo muito bem porquê. Será ainda um saudosismo das épocas já remotas em que a cultura ocidental tinha uma liderança espiritual clara e unificada? Será a falta de instituições universalmente respeitadas - como o antigo monarca - de que padecem as repúblicas democráticas?

Não sei. Mas de qualquer das formas, vou-me agora dedicar a questões mais prácticas como ter a certeza (tradução pateta de "make sure") que não faço demasiada má figura se o professor da aula de Estratégia que vou ter agora decidir me chamar a frio ("cold call"). Sim, porque isto das palavras, leva-os o Bento. (desculpem, sabem q eu não consigo evitar trocadilhos sem piada...)

7 Comments:

At 9:27 da manhã, Blogger Zozô said...

Concordo plenamente com a questão do Papa. Acho que vamos começar uma era de retrocessos...

 
At 10:19 da manhã, Blogger Onun said...

essa de esperares que a igreja mudasse... nunca foste utopico, nem otário, mas roçaste isso com essa pretensa... de ainda acreditar nas instiutições e nas pessoas... pelos apenas de boa fé....hahahaha até fez trocadilho...

 
At 9:25 da tarde, Blogger aardvark said...

A Igreja muda. Podes comparar a Igreja actual com a Igreja do sec XVI, sec XXII, sec VII, sec I...

Às vezes aceita a mudança e outras prefere enfrentá-las. Quando aceita a mudança tens o concilio do Vaticano II (Joao XXIII). Quando prefere enfrentá-la, temos a Inquisição, a Contra-Reforma, as Cruzadas e coisas semelhantes.

Desde q o senhor anterior tomou posse, está claramente a lutar contra a mudança. E este ainda vai ser pior.

Não tinha de ser assim...

 
At 4:25 da manhã, Blogger Onun said...

pois o mundo não é como queriamos que ele fosse.....
mas berlosconi demitiu-se....o que já é bom, não? creio eu..quem virá a segui? nanni moreti?

 
At 11:27 da manhã, Blogger aardvark said...

Nanni Moretti... e depois sou eu que sou ingénuo e utópico! :-) Ao menos no caso da Igreja, tenho a inexorabilidade do tempo do meu lado...

O Silvinho lá se despediu, é verdade. Mas se bem percebo vai formar governo novamente. Para os standards italianos, os governos dele até são bem estáveis...

 
At 8:25 da manhã, Blogger Onun said...

estava a ser irónico....

 
At 12:28 da tarde, Blogger Onun said...

e como previas o berlosconi voltou a ser chamado para formar governo... boa, olé...

 

Enviar um comentário

<< Home